[Atualizado] Notebook não liga? Saiba o que fazer!

Embora nem sempre aconteçam em situações tão desesperadoras, inúmeras falhas são capazes de impedir o bom funcionamento de um notebook.

Revisitar mentalmente o histórico da máquina pode ser muito útil para identificar logo o problema. Pode ter havido alguma pancada, exposição a vírus através de sites não confiáveis, problema na bateria, alguém derramou água…

Reunimos neste artigo informações valiosas para que você saiba o que fazer quando o notebook não liga. Confira a seguir!

Problema na tomada


Por mais que pareça óbvio, muita gente se esquece de verificar a tomada e, com isso, acaba perdendo tempo, além de se estressar na busca de outros defeitos. Um mal contato na alimentação é mais comum do que parece.

Então, a primeira coisa a fazer quando seu notebook não liga é tentar conectá-lo a outra tomada. Movimente o conector e verifique se acende a luz da fonte. Procure outros pontos de energia para testar.

Caso tenha feito isso e não resolveu o problema, então pode seguir para o próximo passo.

Problema na fonte


Sua fonte de alimentação também precisa ser verificada. O ideal é fazer isso com um voltímetro, aparelho utilizado para medir a tensão elétrica.

Os pontos de energia em imóveis residenciais e comerciais são alimentados em corrente alternada, enquanto seu notebook funciona com corrente contínua.

Por isso, e também para filtrar eventuais variações de energia, a fonte de alimentação é um acessório tão importante. Pois, se a fonte não estiver enviando a tensão adequada para o equipamento, você pode ter problemas graves futuramente. Classifique sempre o tempo de vida de uma fonte, normalmente a cada 5 anos é aconselhável a substituição.

Assim sendo, mãos à obra! Como você já verificou a tomada, agora desconecte o cabo alimentador da fonte e utilize o voltímetro para testar se há passagem de energia. Cabos elétricos estão sujeitos a danos com o passar do tempo, já que as constantes dobras podem quebrar os fios internos.

Se você não tiver um voltímetro disponível, procure um amigo que tenha um notebook compatível com a mesma fonte de alimentação para testar.

Mas se verificou que não era esse o problema, e o notebook ainda não liga, mantenha a calma. Vamos ao próximo passo!

Problema no conector

Especialmente quando a bateria do notebook já não segura carga, é possível que um problema no conector da fonte de alimentação seja o motivo que impede o equipamento de funcionar.

Aqui, precisamos ser mais cautelosos, por tratar de uma peça interna do notebook. Antes de tudo, verifique se a garantia do fabricante ainda está vigente. Em caso afirmativo, encaminhe o computador à assistência técnica autorizada ,informando os testes prévios já realizados.

Se a garantia já expirou e você, ou um amigo próximo, já possui habilidade para desmontar um notebook, podemos seguir adiante.

Remova o teclado e, dependendo da marca e modelo, em seguida os parafusos. É fácil identificar a posição do conector, pois é justamente onde você pluga o cabo da fonte de alimentação.

Cuidadosamente, remova o conector e verifique se existe algum sinal aparente. Talvez por alguma pancada, ele estivesse em posição errada ou com mal contato. Se você plugar a fonte e houver passagem de energia, basta acionar o botão para ligar o notebook.

Caso não identifique nada no conector que possa explicar o problema, insira novamente todas as peças em seus devidos lugares e remonte sua máquina.

Problema na bateria


Também muito recorrente, algum problema na bateria que impeça o notebook de ligar pode ser testado com facilidade. Basta remover a bateria e conectar o cabo de alimentação, pois a bateria tem um mosfet de controle que também entra em curto e compromete completamente o funcionamento do equipamento.

Se o computador ligar normalmente nesta circunstância, está identificado o problema na bateria e será necessário trocar este componente.

Problema no LCD


Também muito fácil de identificar, outra razão para que o notebook não ligue é o LCD. Se for o caso, ao tentar ligar você será capaz de perceber o funcionamento de componentes internos, como o cooler de refrigeração.

Uma maneira eficaz de testar se há problema no LCD é conectar o notebook na saída VGA, DVI ou HDMI. Surgindo imagem na tela, providencie a troca do LCD.

Mas reflita antes de substituir uma peça importante de um notebook. Faça um orçamento prévio para decidir se já vale a pena investir na troca do equipamento antigo.

Quando é melhor levar à assistência (se no notebook não liga)
Agora que descartamos diversas causas de problemas no funcionamento do notebook, chegou a hora de levá-lo a um profissional habilitado, que terá melhores condições de investigar em profundidade.

Tenha em mente sempre levar o seu equipamento a um profissional qualificado e com devido tempo de experiência.

Mas também é importante que você entenda alguns prováveis porquês do defeito:

Problema no sistema operacional


Se o computador estiver ligando, mas não inicializa após aparecer a tela com a marca do fabricante, é possível que haja problema no sistema operacional. Isso pode ser resolvido com uma simples formatação, onde vai reinstalar o sistema.

Problema no slot de memória


Um problema de memória pode impedir o funcionamento adequado de seu notebook. Neste caso, um técnico saberá determinar qual a melhor solução, que pode ser a de substituir a memória ou simplesmente ajustá-lo da maneira correta.
Problema de mau contato no banco de memória pode ser resolvido somente com um limpador de contato elétrico. Você remove a memória joga o limpador de contatos em spray e coloca o banco de memória novamente. Se a máquina subir vídeo é sinal que era somente sujeira

Deixe um comentário